quinta-feira, 8 de junho de 2017

Nós vamos morrer - Devaneios sem sentido procurando um sentido pra vida

A gente vai morrer.

Não, é sério, nós vamos! Todo mundo morre, eventualmente.

Não vamos morrer hoje. Acho. Hoje parece que não. A não ser que esse quarto exploda. A não ser que um avião caia e nos esmague aqui no chão. Mas é certo que vamos morrer um dia. E tem gente que fica alardeada com isso. Um monte de gente se desespera. Querem encontrar o sentido da vida. É mole? A gente ainda nem sequer tem certeza de como chegamos a esse tipo de vida que temos. Não sabemos de onde veio a vida. E essa gente preocupada com o sentido!? Ora, sentido! A vida não tem sentido. Você faz o que quiser e arca com o que vier disso aí. A vida não tem sentido, é um toma lá dá cá. Mas, todo mundo só quer o “dá cá”. Ninguém quer arcar com as consequências. Ninguém quer assumir a sua própria responsabilidade diante da própria vida. Querem sentido! Argh!

Sentido é seguir, ou morrer. Não vê sentido? Vá buscar do outro lado. Do lado de onde ninguém voltou. A morte é o sentido. E evitar esse sentido é o objetivo. Mas, não dá para evitar. A gente vai morrer. Uns mais cedo. Outros até aceleram o processo. Quem pode julgar? Uns dirão que é covardia. Outros dirão que é demonstração de coragem. Há quem diga que é preciso muito desprendimento. E outros alegam excesso de amor próprio. Eu não acho nada. Apenas peço que não me encham o saco. Que não façam de suas mortes um espetáculo. Todo mundo vai morrer, então morram discretamente. A vida é nossa para fazermos o que quisermos. E tudo é uma merda só. Mas é a merda que temos. A única merda que temos, até onde podemos provar. Vida após a morte, reencarnação, enquanto não puderem demonstrar, essa é a única vida que temos e é nela que temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sobreviver a ela. Se bem que nem tudo.

Se a vida já é uma merda, e todos, acho, concordamos com isso, fazer com que a vida fique ainda mais merda é algo que não podemos aceitar. Se você não está suportando, se é tudo muito demais para ti, ok, vá lá, faça o que achar que precisa ser feito. Eu vou entender. Mas, não prejudique a vida dos outros. O que é muito difícil, não importa o caminho que você tomar. A gente vai morrer, é fato, e tem sempre alguém que sofrerá com isso, outro fato. Mas, com a morte acaba toda essa merda, para nós. Acaba a dor. Acabam os problemas. As dívidas. Sem volta. Sem segunda chance. Pá-pum. Acabou.

É tudo uma merda, meus caros. Tu-do u-ma mer-da!

Por isso precisamos ser moscas, chafurdar na merda, se enrolar nela, e encontrar uma razão. Sempre tem. É só procurar com cuidado e sem pressa.

A gente vai morrer, isso é uma certeza. E se é uma certeza, a graça maior deve ser evitar essa certeza ao máximo. Afinal, qual a graça de se confirmar aquilo que já esperam de nós?

Vamos curtir essa merda, moscarada!

Um comentário:

  1. me lembrei de umas coisas ao ler seu texto, resolvi compartilhar haha
    uma vez encontrei o eduardo marinho na rua e fui conversar com ele e durante a conversa soltei essa pergunta "qual o sentido da vida?". ele olhou pra mim, riu e disse: "a morte". eu fiquei sem entender, ele percebeu e dai me perguntou: "se eu saio daqui (rio) e vou pra niteroi pela ponte qual o sentido da ponte? niteroi, certo? e se eu venho de niteroi o sentido da ponte é o rio.. entao o sentido da vida é a morte". hauhauhaua ele tava zoando com minha cara né, mas me fez pensar q talvez essa não seja a pergunta mais útil a ser feita..
    achei engraçado que a gente continuou conversando e ele trazia umas ideias tipo Belchior "não estou interessado em nenhuma tiuria, nenhuma fantasia, nem no algo mais", umas ideias de que ficar sempre filosofando por puro deleite intelectual talvez não seja tão interessante pq a gente acaba nao aproveitando a experiencia real, a vida, as relações, os contatos. lançou aquela ideia do "quadro em branco" talvez não de forma literal e tal, mas a ideia de que é massa que a gente olhe pra esse quadro que é a nossa vida no percurso e no final e pense "tá foda pra caralhooo"

    ResponderExcluir