segunda-feira, 15 de maio de 2017

Desmistificando o Mundo #1: A teoria do Único Dono



Sexta-feira. Hora do almoço. Intervalo do jornal. Diante de várias propagandas ruins de cerveja e outros produtos (nota mental: fazer um desmistificando o mundo sobre essas propagandas), uma me chama a atenção. Tratava-se de propaganda de uma revendedora de carros usados famosa na região e anunciava promoções “malucas” de “seminovos” com a característica sensacional de serem “único dono”. Parei para refletir sobre o assunto.

0,8s depois, decidi que já era passada a hora de por fim a essa teoria inventada pelas revendas de veículos automotores (que eu concluí ser uma teoria inventada no meio daqueles 0,8s entre a exposição à propaganda e a decisão de por fim).

Não existe “único dono” quando se compra veículo seminovo em uma revenda! Explico.

Porém, antes de adentrarmos à mágica explanação acerca da inexistência do termo, cabe-nos conceituar o que é dono para o que vem a seguir:

Momento de conceituar:
Dono, para fins da teoria do único dono, é todo possuidor de veículo que o adquiriu após o primeiro emplacamento.
Fim do momento de conceituar.

Bem, partindo da premissa acima, analisemos o ato de compra de um veículo 0km:

  • Ter CNH. Não é obrigatório, mas, qual a razão de se querer comprar um carro se não irá dirigi-lo, certo?
  • Ter dinheiro. Ok, ok. Você pode não ter todo o dinheiro, mas, ao menos a expectativa ou possibilidade de tê-lo deverá existir (senão o banco não irá aprovar o seu financiamento).
  • Ir a uma concessionária e comprar.
  • Documentação.
  • Emplacamento.
Voilà! Você acaba de se tornar o proprietário de mais um veículo particular, onde, provavelmente, circulará sozinho na maior parte do tempo, entupimento as já entupidas vias públicas e despejando gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o atraso no trânsito, o estresse nos grandes centros e o fim da vida humana na Terra.

Passa o tempo, você cansa do carro. Vai trocá-lo. A concessionária o aceita como forma de pagamento. Você deixa o usado lá e sai com um novo. E para onde vai aquele usado? Para uma revenda!
Se você tratou bem o veículo, esse sairá naqueles panfletos entregues nos semáforos, ficando mais famoso que você, com o carimbo em letras maiúsculas: ÚNICO DONO.

Mas, é único dono???

Você vendeu o seu usado para a concessionária, pegou o dinheiro e deu como parte do pagamento de um veículo novo. Assim, a concessionária passa a ser o novo dono do veículo. Que depois ganhará um outro dono, quando for comprado na revenda, na forma de seminovo ou usado. Ou seja, quando você comprou o veículo seminovo ou usado na revenda, esta era a dona, A SEGUNDA DONA.

Conclusão, não existe único dono para veículos comprados em revendas de seminovos ou usados.

Por hoje é só o que tinha por hoje.
Amanhã um pouco mais do amanhã.
Beijo, abraço, aperto de mão ou aceno ao longe.


O Psicopatia Degenerativa agora também é canal do Telegram.
Assine para acompanhar as novidades do blog, as ideias, rascunhos.
https://t.me/psicopatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário