quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Psicopatia Compartilhada: Slowly

Quando eu era adolescente, uma das minhas diversões era comprar revistas de rock e buscar, na sessão de cartas dos leitores, pessoas dispostas a trocarem cartas com outras pessoas. Sim, eu sei, hoje parece estranho, mas não é tão estranho. Apenas a forma mudou, mas hoje está todo mundo adicionando todo mundo em redes sociais e compartilhando as suas superficialidades e vidas maravilhas recheadas de filtros.

Ocorre que, um mês atrás, eu não lembro o que estava fazendo na Google Play Store, mas, o aplicativo que eu estava atualizando ou pesquisando teve como referência esse tal Slowly. O logotipo me chamou atenção e fui ver sobre o que se tratava.

A descrição que li foi “SLOWLY lets you meet pen friends from your smartphone! Match with someone that shares your passion, write a letter and collect stamps from around the world. Speak your mind – one letter at a time!”. Um aplicativo que simula a troca de cartas, e que você escolhe os “pen pals”, os “amigos de correspondência” através das similaridades de interesses que você marca numa lista de vários e diversos. Pensei: “hmmm, ok, a premissa é boa, mas será que funciona?”. O aplicativo não tinha mais que dois meses de vida e cem mil downloads. Resolvi arriscar. No primeiro dia enviei 10 cartas para pessoas que tinham, pelo menos, 15, dos 30 interesses que marquei, em comum. Dessas 10 primeiras cartas, recebi 4 respostas. Depois escrevi mais 15. Hoje são 33 pessoas com quem eu troco cartas virtuais, e outras que eu ainda não respondi por não me sentir tão confiante ainda para escrever em inglês. Mas que responderei em breve.

O aplicativo permite que você escolha até 30 interesses, vários idiomas para recebimento de cartas, limite idade, identificação sexual e ainda que restrinja países dos quais você não queira receber cartas. O usuário cadastra um nick e escolhe um dos avatares oferecidos. A partir daí é você e o mundo que esteja interessado em mais que apenas meras palavras trocadas em redes sociais.

O envio e recebimento das ‘cartas’ enviadas depende diretamente da distância que você está na vida real do seu correspondente. Com uma eficiência bem maior que a dos Correios, obviamente. Para a Holanda, por exemplo, o tempo de envio e recebimento é de um dia. Recife e Maceió, 6 horas. Monte Alto, uma hora. Considerando o envio a partir de Ribeirão Preto. Então ele acaba tirando a pressão da resposta imediata, que o uso de mensageiros nos impõe.

Tem me sido uma grata surpresa o nível das conversas que tenho tido por lá. São pessoas incríveis, pessoas reais, com problemas, com vidas, sem filtros, sem a necessidade de likes, curtidas, etc. De certa forma, por lá, as pessoas voltam a ser mais humanas do que geralmente as redes sociais nos permitem ser. Ainda que permaneçamos em uma certa bolha, já que temos os interesses em comum disponíveis para a escolha dos destinatários, não é uma bolha formada por um algoritmo. E mesmo que os interesses sejam comuns, o ponto de vista nem sempre converge e todo mundo conversa sem precisar discutir, sem precisar lacrar, porque é uma rede social de A para B e de B para A. Ninguém lê o que se escreve entre os correspondentes. É uma conversa franca, entre duas pessoas, sem público para quem se queira, de repente, apelar para o apoio por meio de “mitagens”.

Para quem gosta de conversas reais, com pessoas do mundo todo dispostas a sair do senso comum das redes sociais e suas superficialidades, o Slowly é um aplicativo e tanto. E é a psicopatia compartilhada de hoje.

Ah! E é totalmente gratuito e sem anúncios.

SLOWLY - Play Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário